terça-feira, 27 de julho de 2010

FAPEAM Divulga Resultado do Edital de Astronomia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (27/07) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulgou o resultado com a homologação das propostas submetidas ao Programa de Apoio à Popularização da Astronomia no Amazonas.

Duda Falcão

FAPEAM Divulga Resultado do Edital de Astronomia

27/07/2010 - 11:10

O Conselho Diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulga o resultado com a homologação das propostas submetidas ao Programa de Apoio à Popularização da Astronomia no Amazonas. O programa faz parte do convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito da Ação Transversal Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).

Para a coordenadora do projeto Popularização da Astronomia no Museu da Amazônia (Musa), Luciana da Cunha Ferreira, que teve a proposta selecionada, o projeto a ser desenvolvido visa popularizar a ciência nas comunidades Baré, Insana, Tucano, Saterê e Turá. “A nossa meta é trabalhar o conceito de astronomia na cultura indígena. Popularizar na comunidade deles por meio da televisão”. Ela ressalta ainda que o resultado do projeto será passado nas salas de aula dessas comunidades. “Vamos filmar o desenho celeste para ser passado nas salas de aula para as crianças”. O projeto terá duração de 24 meses e receberá recursos na ordem de R$ 40 mil.

De acordo com o resultado, foram aprovadas quatro propostas sendo uma do MUSA, uma do IFAM, uma do ISA e uma da UFAM, que juntas vão receber recursos superiores a 158 mil para a execução das atividades.

Linhas Temáticas

Os recursos serão alocados em linhas temáticas que envolvem a elaboração, desenvolvimento, produção e/ou aquisição de materiais destinados a atividades de divulgação científica e tecnológica em Astronomia para o público em geral, como equipamentos, vídeos, material impresso, softwares, jogos, concursos, olimpíadas, etc; Promoção de eventos, cursos, oficinas, mostras, pequenos observatórios, exposições e outras atividades de divulgação da Astronomia para o público em geral ou setores específicos.

Outra linha refere-se a implantação, aprimoramento ou expansão de espaços destinados à popularização da Astronomia, como centros e museus de ciências, bibliotecas, salas multimídia, planetários fixos e móveis, e outros ambientes de apoio à educação informal voltados para a popularização da Astronomia, ou ainda, na produção de conteúdos de divulgação da Ciência Astronômica destinada aos diferentes meios de comunicação como jornais, revistas, rádio, TV e internet.

Sobre o Programa Astronomia

O Programa de apoio à Popularização da Astronomia no Estado do Amazonas, desenvolvido em parceria com o CNPq, consiste em apoiar financeiramente projetos de difusão e popularização da Astronomia junto à sociedade amazonense, que propiciem o fortalecimento institucional de museus e centros de ciências, planetários, observatórios e outras iniciativas que promovam a divulgação científica da Astronomia e a melhoria da qualidade de educação em ciências, particularmente da Astronomia.

Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Grande iniciativa da FAPEAM e essa fundação está de parabéns. Toda iniciativa para melhorar e incentivar a educação de qualidade neste país será sempre bem vinda e terá sempre a simpatia do blog BRAZILIAN SPACE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário