Engenheiros Querem Rede de Radares e Satélites

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (05/07) no site “Folha.com” do “Jornal Folha de São Paulo” destacando que engenheiros querem rede de radares e satélites contra desastres naturais.

Duda Falcão

Engenheiros Querem Rede de Radares e

Satélites Contra Desastres Naturais

RICARDO MIOTO

De São Paulo

05/07/2010 - 15h49

A maior associação de engenheiros eletricistas e eletrônicos do mundo, a IEEE, quer utilizar radares e satélites ao redor do mundo para encontrar vítimas de desastres naturais, como avalanches e terremotos.

Utilizando sensoriamento remoto é possível reconstituir imagens do solo, diz João Zuffo, da Escola Politécnica da USP, envolvido no projeto. Dependendo do comprimento de onda utilizado, as imagens de satélite conseguem 'penetrar' entre os escombros, por exemplo, podendo orientar as escavações.

Existe também um grande potencial preventivo. Observando movimentações no solo, os engenheiros conseguem detectar terremotos prestes a acontecer.

"A tecnologia existe, mas está dispersa", diz Zuffo. O objetivo da IEEE é reunir pesquisadores do mundo inteiro e criar uma rede, que possa ser utilizada em casos de emergência. "Isso poderia evitar que acontecesse novamente o que ocorreu no Haiti, por exemplo. O pessoal levou um tempo enorme para fazer o salvamento."

O projeto está apenas no início, mas pelo porte da IEEE, com quase 400 mil membros pelo mundo (é a maior organização profissional do planeta) e pelo avanço rápido da tecnologia, Zuffo acredita que em poucos anos a rede já estará sendo efetiva contra os desastres.

"Estamos vivendo uma revolução na microeletrônica, a redução de custos está sendo muito rápida. Além disso, é possível associar várias tecnologias, juntar imagens que não têm a mesma origem. Seria um uso mais inteligente dos dados", diz.

Fonte: Site Folha.com - 05/07/2010

Comentários