quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cooperação Brasil-Ucrânia

Olá leitor!

Segundo informações postadas no site da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina, uma comitiva liderada pelo governador Leonel Pavan, encontra-se na Ucrânia, desde segunda-feira (19/07), visando prospectar oportunidades de cooperação comercial e tecnológica com o país europeu.



De acordo com a notícia a agenda de compromissos do governador catarinense deve envolver a assinatura de protocolos de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade de Kiev e outras universidades ucranianas, nas áreas de graduação e pós-graduação de Ciências Agrárias e de Engenharia Aeroespacial. A comitiva do governador deverá permanecer na Ucrânia até o dia 26/07.

A Ucrânia que é parceira do Brasil no projeto da mal engenhada Alcântara Cyclone Space (ACS), tem buscado ampliar acordos de cooperação com instituições de pesquisa e de universidades brasileiras, como o acordo de cooperação assinado em 2009 entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Dnipropetrovs´k, para a criação em Brasília de um curso de pós-graduação em tecnologia aeroespacial.

Duda Falcão


Fonte: Com informações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina

Comentário: Quem sabe essa segunda iniciativa de uma universidade federal venha despertar o interesse de outras universidades do país (acorda UFBA) para a necessidade de contribuírem na formação de profissionais para o setor espacial do país. Parabéns ao governador Leonel Pavan, apesar de não entender bem o seu envolvimento direto, já que a UFSC é uma universidade federal, mas em todo caso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário