CLA Lança Pela Primeira Vez Foguete FTI

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (29/07) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), informando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançará pela primeira vez no dia (03/08) o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI).

Duda Falcão


Centro de Lançamento de Alcântara Lança Pela

Primeira Vez Foguete de Treinamento Intermediário


29/07/2010 - 11h28


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), da Força Aérea Brasileira (FAB), lança, na próxima semana, pela primeira vez, um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). O lançamento do FTI, previsto para o dia 3 de agosto, faz parte do projeto denominado Fogtrein I 2010, desenvolvido pela Avibrás em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEAV) da Aeronáutica.

O Foguete Intermediário possui mais de 5 metros de comprimento, atinge um apogeu de 60 mil metros e alcance de 90km. Além disso, possui três compartimentos nos quais podem ser levados experimentos científicos. O tempo de vôo do foguete deve ficar em torno de quatro minutos. “Os foguetes da família do Fogtrein poderão ser utilizados no treinamento dos centros de lançamento (CLA e CLBI) e ainda serem exportados para os demais países que realizam lançamentos de veículos espaciais. Poderão ainda portar experimentos científicos para baixa altitude em sua carga útil, com capacidade de até 30 quilos de carga”, explica o Diretor-Interino do CLA e Coordenador-Geral dos testes, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel.

Os experimentos para a certificação dos foguetes do Projeto Fogtrein vão até o dia 6 de agosto. Na operação estavam previstos dois lançamentos. No dia 26 de julho foi realizado com sucesso o lançamento do Foguete de Treinamento Básico – FTB.


Foguete de Teinamento Básido (FTB)

“O foguete atingiu seu apogeu a 31.942 metros do solo, com 166 segundos de vôo até o impacto a 13,2 quilômetros da costa, em alto-mar”, afirmou o Diretor Interino do CLA e coordenador-geral da operação, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel.

Após mais alguns lançamentos agendados neste ano e no início de 2011, o FTI estará disponível para portar experimentos em sua carga útil.


Foguete de Teinamento Intermediário (FTI)

Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Pois é leitor, pela primeira vez é mostrado esse foguete FTI que em parte chega em bom momento para preencher algumas das necessidades da comunidade científica brasileira, disponibilizando em seu interior espaço para experimentos científicos. Boa notícia para o PEB e para comunidade científica, ávida por uma solução alternativa ao Programa Microgravidade da AEB (que é uma piada contada de quatro em quatro anos), mesmo que esse foguete não atenda completamente a esta necessidade, já que não alcança o ambiente de microgravidade. Muito provavelmente esse objetivo será alcançado com o desenvolvimento do próximo foguete dessa família criada pela Avibrás, ou seja, pelo Foguete de Treinamento Avançado (FTA), que deverá esta disponível por volta de 2012.

Comentários