AEB Participa da Reunião da SBPC

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (23/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando a programação da agência durante a realização da "62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)".

Duda Falcão


AEB Participa da SBPC


AEB

23-07-2010


A Agência Espacial Brasileira (AEB) apresentará aos visitantes da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) as atividades desenvolvidas pelo Programa Espacial Brasileiro. Este ano, o evento será realizado entre os dias 25 e 30 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Os encontros anuais da SBPC são realizados com o intuito de ampliar o debate sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação. Este ano, o tema da SBPC é “Ciências do mar: herança para o futuro”. Além da programação sênior, que inclui atividades de sociedades científicas, a entidade realiza, paralelamente ao evento, a ExpoT&C - mostra de projetos de ciência e tecnologia - e a SBPC Jovem, evento com programação voltada para estudantes da rede de ensino básica.

Na ExpoT&C, a AEB dividirá um estande de 120 metros quadrados com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a empresa binacional, Alcântara Cyclone Space (ACS). A AEB exibirá maquete do Veículo Lançador de Satélite (VLS), spin-offs (expressão inglesa usada paradenominar casos nos quais as tecnologias, desenvolvidas no contexto dos programas espaciais, são usadas em atividades fora desse setor) do Programa Espacial Brasileiro e diferentes vídeos.

O Inpe levará uma maquete do Satélite Sino-Brasileiro (Cbers), sistemas interativos que apresentam o Programa Cbers, estudos sobre mudanças climáticas e um tapete da cidade de Natal feito com o mosaico de imagens captadas pelo Cbers. Já a ACS mostrará aos visitantes uma maquete do veículo lançador de satélites Cyclone-4 e apresentará um vídeo sobre a história da empresa e as características do foguete.

Programa AEB Escola

Criado em 2003 com o objetivo de levar a temática espacial às salas de aula, o objetivo do Programa AEB Escola é motivar os estudantes dos ensinos fundamental e médio a se interessarem pela ciência e tecnologia, estimulando a vocação de futuros pesquisadores, técnicos e empreendedores. Palestras, exposições interativas e oficinas são algumas das ações do AEB Escola.

Durante a SBPC Jovem a equipe do AEB Escola realizará oficinas e experimentos. Quem passar pelo estande poderá fazer diversos protótipos de foguetes, dentre eles o modelo de carro, o feito de garrafa pet e o foguete químico. Também estarão disponíveis as experiências de derretimento do gelo, das estações do ano e velocidade do vento.

O estande terá 200 metros quadrados onde serão expostos os livros “Fronteira Espacial” (partes 1 e 2) e “Mudanças Climáticas” - volumes 11, 12 e 13 da coleção Explorando o Ensino, do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, O AEB Escola proporcionará aos visitantes minicursos com a temática espacial. Confira os minicursos oferecidos pelo programa AEB Escola durante a SBPC Jovem.

DA TERRA À LUA

Descrição: Descobrir nosso lugar no universo e voar rumo ao infinito foram sempre as questões relevantes para a nossa civilização. Por muito tempo imaginamos ocupar uma posição central no universo e nele realizamos viagens ficcionais. Com o passar dos tempos, fomos galgando os degraus que nos permitiram pousar em solo lunar e enviar espaçonaves não tripuladas para explorar o Sistema Solar. Algumas dessas espaçonaves viajarão além da esfera de influência do Sol, alcançando a zona de influência de outras estrelas. Curiosamente, quanto mais nos afastamos da Terra, mais descobrimos sua importância e, nessa viagem, descobrimos nosso lugar no universo.

Responsável: José Bezerra Pessoa Filho

Data: 26 de julho

Horário: das 9h às 11h


GEOTECNOLOGIA NO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE

Descrição: Será mostrado que o sensoriamento remoto é importante ferramenta para promover a integração de diferentes componentes curriculares do Ensino Médio: Geografia, Física, Química, Biologia, Matemática e suas tecnologias. Essa tecnologia espacial permite uma leitura da realidade física e humana que os mapas usualmente utilizados pelos estudantes não é capaz de proporcionar. A proficiência em ciência e tecnologia é condição indispensável para inserção do estudante no mundo do conhecimento e no mundo produtivo da sociedade brasileira contemporânea.

Responsável: Elisabete Caria de Moraes

Data: 27 de julho

Horário: das 9h às 11h


CIÊNCIAS ESPACIAIS

Descrição: Neste minicurso será apresentado um breve histórico das Ciências Espaciais, bem como dos desenvolvimentos e tecnologias obtidos por essa ciência. É bem sabido que os avanços da Astronomia são, em parte, decorrentes dos avanços da Astronáutica, e as leis que governam os movimentos das estrelas, planetas, luas, galáxias, são as mesmas que regem os movimentos dos satélites artificiais, foguetes, etc., enquanto estão com seus motores ligados.

Responsável: José Leonardo Ferreira

Data: 28 de julho

Horário: das 9h às 11h


CLIMA ESPACIAL

Descrição: Este minicurso ajudará os ouvintes a responder à seguinte pergunta: - "Previsão do Clima Espacial: O que temos a ver com isso?" Para isso, vamos investigar os fenômenos que ocorrem no Sol e seus efeitos no ambiente terrestre.

Responsável: Clézio Marcos de Nardin

Data: 29 de julho

Horário: das 9h às 11h



Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários