AEB Lança Novos Volumes de Coleção do AEB Escola

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma notícia postada hoje (08/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a agência por meio do programa “AEB Escola” lançou nesta quinta-feira (08/07) três novos volumes da “Coleção Explorando o Ensino”.
 
Duda Falcão
 
Volumes da Coleção Explorando o Ensino
são Lançados na AEB

AEB
08-07-2010

A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio programa AEB Escola, lançou, nesta quinta-feira (8), os volumes 11, 12 e 13 da Coleção Explorando o Ensino, intitulados “Fronteira Espacial”. Os ministros da Ciência e Tecnologia,(MCT) Sérgio Rezende, e da Educação, Fernando Haddad, estiveram presentes no evento e foram recepcionados pelo presidente da AEB, Carlos Ganem. Os autores dos livros também participaram do lançamento.
Os livros são divididos por temas: os volumes 11 e 12 tratam sobre Astronomia e Astronáutica e o 13 aborda as Mudanças Climáticas. O primeiro a falar no evento foi Neílton Fidelis da Silva, um dos autores do volume 13 da coleção. Segundo ele, o livro tem como objetivo levar aos alunos, de forma clara e objetiva, as incertezas presentes no assunto. “Desejamos, também, alertar as pessoas para o fato de que o aquecimento no planeta nas últimas décadas é fruto da ação humana”, disse o autor.
O segundo a discursar foi Salvador Nogueira, um dos autores dos volumes 11 e 12. Ele ressaltou a importância do evento para a divulgação da Astronomia e Astronáutica. “ A Astronomia é uma porta de entrada para a Ciência, instrumento de desenvolvimento para todo o País”, disse o autor. Para ele, o volume sobre Astronáutica irá mostrar aos alunos a importância do assunto no mundo de hoje. “Desde assistir a Copa do Mundo até o acompanhamento das mudanças climáticas, tudo depende dessa Ciência considerada recente”, ressaltou Salvador Nogueira. Depois do relato dos dois professores, o ministro da Educação, Fernando Hahhad, declarou os livros lançados.
Após o lançamento dos livros, o presidente da AEB, Carlos Ganem, ressaltou a importância da data que, para ele, representa um pequeno passo em direção ao resgate da Ciência. “A parceria entre órgãos do governo é fundamental. Sem isso, os livros não seriam realidade”, falou Ganem.
Fernando Haddad disse que a ação é importante na meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) que, em 2021, crianças do quarto ano do Fundamental terão a proficiência que os alunos, de hoje, do oitavo ano possuem. Ele acredita que ao verem a Matemática e a Física aplicadas, como acontece no livro volume de Astronáutica, a criança é estimulada em seu interesse pelo tema e consequente em sua aprendizagem . “É por isso que o MEC apoia ações como essa. Espero que a coleção Explorando o Ensino ainda cresça”, concluiu o ministro.
“O Brasil forma poucos profissionais na área espacial. Acredito que essa coleção estimulará os jovens a seguirem na profissão”, disse Sérgio Rezende durante o lançamento dos livros. O ministro falou, também, sobre os avanços recentes da AEB. “Esse ano entregaremos a Torre Móvel de Integração e as obras no sítio de lançamento da Alcantara Cyclone Space (ACS) começarão, ambos em Alcântara, no Maranhão”, lembrou o ministro. Ele falou, ainda, sobre os novos satélites que o Brasil está desenvolvendo, como o terceiro Satélite Sino-Brasileiro (Cbers 3), que deverá ser entregue pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) à China no final deste ano.

Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)
Comentário: Muito bom, parabéns a Agencia Espacial Brasileira não só pelos volumes mais principalmente pela implantação do programa “AEB Escola”.

Comentários