Rapidinha 5

Olá leitor!

Em conversa informal via e-mail com o Cel. Carlos Antônio Kasemodel do IAE, o mesmo nos passou interessantes informações sobre três projetos em andamento no instituto. São eles:

O ensaio do propulsor S43 que estava previsto para ocorrer no primeiro semestre desse ano segundo a revista “Espaço Brasileiro”, tem agora como previsão o mês de outubro. Ainda segundo o coronel Kasemodel, esse ensaio é bastante complexo, pois envolve todos os sistemas embarcados e um número elevado de sensores.

Já quanto ao vôo do VS-40/SARA Suborbital, o mesmo continua previsto para 2011. Segundo o coronel Kasemodel, o caminho crítico para esse vôo é a finalização do Satélite SARA, contudo esse desenvolvimento está indo muito bem conforme o leitor pôde acompanhar pelas recentes notícias postadas no site do instituto e aqui no blog.

Quanto ao desenvolvimento do VLM-1 com os alemães segundo o coronel ainda encontra-se na fase final dos estudos preliminares, porém tudo indica que deverá ser um desenvolvimento bem mais rápido, pelas parcerias estabelecidas (DLR-Alemanha) e a expectativa de uma forte participação industrial desde o início do desenvolvimento.

Como o leitor mesmo pode notar parece que os projetos do IAE estão andando a contento e ai deve ser incluído a notícia do mês e talvez do ano relacionada com a Torre Móvel de Integração (TMI) do VLS-1.

Duda Falcão

Fonte: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários