Participação Brasileira nas Missões SHEFEX

Olá leitor!

Como divulgado aqui no blog por diversas vezes o Brasil através do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) vem participando das missões SHEFEX (SHarp Edge Flight EXperiment) européia desde o seu primeiro lançamento em 2005.

Naquela ocasião (28/10/2005), foi lançada com sucesso do Centro de Lançamento de Andoya, na Noruega, a “Missão SHEFEX I”, através de um foguete VS-30/Orion. Foguete este que é composto em seu primeiro estágio pelo motor-foguete brasileiro S-30 e em seu segundo estágio pelo foguete americano Improved Orion.

Com o sucesso desta missão, em fevereiro de 2009 representantes do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) estiveram no Brasil, mais precisamente nas dependências do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em São José dos Campos (SP), para acertar com o instituto a continuação brasileira nas missões SHEFEX.

Na ocasião ficou acordado entre a DLR e o IAE que o instituto brasileiro forneceria um foguete VS-40 para "Missão SHEFEX II", que um experimento brasileiro relacionado com o Projeto SARA voaria com esta missão e que o instituto desenvolveria um novo foguete mais poderoso que o VS-40 para ser utilizado pela "Missão SHEFEX III", prevista para ocorrer em 2015.


Concepção Artística do foguete VS-40/SHEFEX II

Na época que ocorreu esta reunião, tudo levava a crer que este novo foguete seria o tão esperado VS-43, foguete suborbital semelhante ao antigo SONDA IV que havia sido previsto pelos dois últimos PNAEs.

No entanto, em entrevista ao blog BRAZILIAN SPACE no final de abril passado, o Cel. Carlos Antônio Kasemodel (Vice-Diretor de Espaço do IAE/DCTA) esclareceu que o foguete em questão será o VLM (Veículo Lançador de Microssatelites), também, previsto nos últimos dois PNAEs.

Segundo o Cel. Kasemodel, para essa nova versão do VLM será desenvolvido um novo motor-foguete sólido de 10 toneladas de propelente, mais poderoso que o S-43 (utilizados no primeiro e segundo estágios do VLS-1), para serem utilizados no primeiro e segundo estágios deste foguete, sendo que no terceiro estagio será utilizado um motor S-44, já desenvolvido.

Aquele leitor mais observador notará que o VLM como o nome deixa claro é um foguete orbital, mas por força do acordo entre o DLR/IAE o mesmo será usado na Missão SHEFEX III num vôo suborbital.

Abaixo segue a participação brasileira nas missões SHEFEX e o plano de desenvolvimento dessas missões:

Participação Brasileira nas Missões SHEFEX

28/10/2005: Missão SHEFEX I - Foguete VS-30/ORION - Centro de Lançamento de Andoya - Andoya Rocket Range (NORUEGA)
1° Semestre 2011: Missão SHEFEX II - Foguete VS-40 - Centro de Teste de Woomera – Woomera Teste Range (AUSTRALIA)
(?): Missão SHEFEX Ila HIFEX, SHEFEX lib - Foguete VS-40 (?) - (?)
2015: Missão SHEFEX III - Foguete VLM-1 - (?)
2018: Missão SHEFEX IV/REX Prototype - Foguete VLM-1/VLS-1 (?) - (?)


Plano de Desenvolvimento das Missão SHEFEX


Duda Falcão



Fonte: Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários