Os Pioneiros do Programa Espacial Brasileiro


Olá leitor!

Conheçam as personalidades civis e militares pioneiras que contribuíram de forma direta ou indiretamente para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. Esses homens teriam feito muito mais pelo programa caso tivessem obtido o apoio necessário dos governos de suas épocas, coisa que infelizmente não ocorreu levando o país a essa situação inaceitável, quase 50 anos após a criação do PEB. Como estaríamos hoje leitor se esses pioneiros não existissem?
Duda Falcão

Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Victor da Silva

“Desenvolveu o Projeto do Avião Bandeirante e o Programa de Foguetes de Sondagem Meteorológica”

Sua visão de futuro e seu espírito empreendedor são exemplos de determinação em favor do progresso nacional. Nos anos 60, desenvolveu o Projeto do Avião Bandeirante e o Programa de Foguetes de Sondagem Meteorológica. Sua busca por inovações para o avanço da ciência e da tecnologia aeroespacial culminou na criação da Empresa Brasileira de Aeronáutica - EMBRAER, em 1969, dotando o País de uma indústria aeronáutica própria e competitiva no cenário internacional.






Major-Brigadeiro-do-Ar Hugo de Oliveira Piva

“Pai do Programa Espacial Brasileiro”

Formado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (Turma 1958), com o título “summa cum laude”, teve participação destacada na atividade de vôos de ensaios técnicos no Brasil, no final dos anos 50. Doutor em Aeronáutica e Matemática Aplicada pelo California Institute of Technology, desenvolveu modelos matemáticos para a área de meteorologia e destacou-se nos campos da pesquisa científica, nacionalização de produtos estratégicos e desenvolvimento de mísseis. Idealizou e atuou no Projeto Veículo Lançador de Satélites.






Engenheiro Jayme Boscov

“Pai do Programa VLS e Fomentador de Recursos Humanos para a Área Espacial”

Após passar nove anos na França, onde participou de programa de desenvolvimento de veículos lançadores e atuou em indústrias aeroespaciais, formou e liderou, nas décadas de 70 e 80, a área espacial do CTA, projetando e ensaiando foguetes de sondagem e desenvolvendo o Veículo Lançador de Satélites. Destacou-se também como fomentador de recursos humanos técnico científicos na área espacial, criando meios no Brasil e no exterior para formar equipes de alto nível para o Programa Espacial Brasileiro.





Tenente-Brigadeiro-do-Ar Reginaldo dos Santos

Pioneiro nas Áreas de Fotônica e Laser”

Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Turma 1970), com o título “summa cum laude”, tornou-se Reitor do Instituto, marcando uma expressiva passagem pelo setor de pesquisa, desenvolvimento e ensino da Aeronáutica. Doutor em Ótica Aplicada e Mestre em Ciência da Engenharia pela Purdue University (EUA), dirigiu importantes órgãos do CTA, o próprio CTA e o Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento - DEPED, de 1981 a 2003, reunindo significativa experiência profissional na área de Ciência e Tecnologia.





Brigadeiro-do-Ar Aldo Weber Vieira da Rosa

"Pioneiro de Ensaios em Vôo no Brasil e Fundador do IPD e INPE"

Doutor em Engenharia Elétrica pela Stanford University (EUA), tornou-se destaque na história da indústria aeronáutica brasileira e na área de ciência e tecnologia. Criou o Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento - IPD, em 1954, estruturado nos setores de aeronáutica, motores, eletrônica e materiais, e teve atuação decisiva junto ao Governo na constituição da Comissão Nacional de Atividades Espaciais, posteriormente Instituto Nacional de Atividades Espaciais (INPE), marco pioneiro do Programa Espacial Brasileiro.





Fonte: NOTIMP nº 9 - 15 jun 2010

Comentários