IEAv Comemora 28 Anos de Existência


Olá leitor!

Segue uma notícia postada hoje (02/06) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) informando que o instituto comemorou ontem (01/06) o seu 28° aniversário.

Duda Falcão

Instituto de Estudos Avançados Completa 28 anos

02/06/2010

O Instituto de Estudos Avançados, sediado em São José dos Campos - SP comemorou neste dia 1 de junho de 2010 seu 28° aniversário. A cerimônia militar foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA Ten Brig Ar Ailton dos Santos Pohlmann e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Na ordem do dia o Diretor do IEAv, Cel Eng Marco Antonio Sala Minucci, destacou que da busca incansável por novas tecnologias, produzimos ou viabilizamos, ao longo desses vinte e oito anos, Planejadores de Defesa e de Missões Aéreas, Túneis de Vento e Veículos Hipersônicos, estudos sobre Propulsão Nuclear Espacial, o desenvolvimento da Urna Eletrônica, Sensores inovadores utilizando Fibras Ópticas e Nanotecnologia e, experimentos inéditos que mostram ao mundo toda a criatividade e a persistência de nossa equipe. Equipe essa, composta não apenas por cientistas e técnicos de primeira linha, mas também por aqueles que, de maneira silenciosa e confiável, garantem os meios necessários para o sucesso de uma Organização.

Ressaltou também que por ter a vocação de enxergar mais longe, cabe ao IEAv, prospectar, pesquisar e indicar as tecnologias que, em um futuro não muito distante, fortalecerão a componente espacial do Poder Aeroespacial Brasileiro, contribuindo assim para a Soberania Nacional e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.

Na solenidade foram feitas homenagens aos servidores e militares que completaram 20 e 10 anos de bons serviços prestados ao IEAv e foram entregues Medalhas aos Militares que completaram 30, 20 e 10 anos de serviço.

Ainda como atividade da semana de aniversário, nos próximos dias 8, 9, 10 e 11 de junho ocorrerá a décima edição do Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv (X WAI), O objetivo deste workshop anual é promover o intercâmbio entre os pesquisadores do Instituto, além de propiciar a discussão de temas de interesse de nossa Comunidade Científica, que conta hoje com cerca de 100 pesquisadores. Em toda edição, são convidados pesquisadores ou personalidades de outras Instituições de pesquisa para proferir palestras ou para participar de mesas redondas, trazendo desta forma, uma visão "externa" ao Instituto sobre o panorama de Ciência, Tecnologia e Inovação no País




Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Apesar de ser menos conhecido que o INPE e o IAE pelo público em geral, o IEAv vem prestando um grande serviço ao PEB e a sociedade brasileira, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de tecnologias espaciais de vanguarda em seus 28 anos de existência. Parabéns ao IEAv pelo seu excelente trabalho realizado neste período e que continue com sua trajetória vitoriosa nos próximos 28 anos.

Comentários