1º Workshop das Empresas Aeroespaciais no ITA


Olá leitor!

Recebi hoje um e-mail do jovem engenheiro Danilo Miranda da primeira turma do novo curso de graduação em Engenharia Aeroespacial do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que me deixou bastante satisfeito e agradecido pelas suas palavras de reconhecimento ao trabalho realizado pelo blog “BRAZILIAN SPACE”.

Segundo o jovem engenheiro o “1º Workshop das Empresas Aeroespaciais no ITA” que foi realizado dia 01/06 com grande sucesso, contou com a participação de oito das mais importantes empresas do país no setor aeroespacial.

Parabenizo ao ITA, ao jovem engenheiro Danilo, e a todos integrantes desta pioneira turma pela iniciativa do workshop, desejando sempre sucesso a todos vocês e ao “Programa Espacial Brasileiro”. Aproveito também para agradecer ao jovem engenheiro pelo contato, pelas suas palavras de reconhecimento ao meu trabalho e também para colocar o blog a disposição para divulgar qualquer evento ou notícia que seja de interesse do ITA ou dessa pioneira e histórica turma.

Abaixo leitor segue a ATA e o Cartaz do Evento enviada ao blog pelo engenheiro.

Duda Falcão



A turma pioneira de graduação em Engenharia Aeroespacial do ITA, com a ajuda do CEE (Comissão de Estágios e Empregos dos alunos do ITA), teve o prazer de organizar o 1º WORKSHOP DAS EMPRESAS AEROESPACIAIS NO ITA, evento esse que contou com 8 das mais importantes empresas aeroespaciais atuantes no Brasil. O Workshop se iniciou às 19h30 do dia 01/06/2010 no ITA e teve duração de 4 horas, o dobro do previsto, dada a empolgação que contagiou palestrantes e ouvintes.

A intenção do evento foi, além da apresentação mútua empresas-curso de eng. aeroespacial, também a formação de possíveis parcerias para o curso e estágios para os alunos, com vistas ao fortalecimento da missão primeira do nosso curso: capacitação de mão-de-obra altamente qualificada para o setor aeroespacial.

As oito empresas participantes foram: MECTRON, ORBITAL, ORBISAT, EQUATORIAL, CENIC, AVIBRAS, DESTACO e FIBRAFORTE, selecionadas por seu know-how ou contribuição para o programa espacial brasileiro. Elas tiveram 15-20 min para falar sobre os seguintes tópicos pedidos pelos alunos: 'contribuição da empresa para o programa espacial nacional', 'RH - contratação, capacitação e plano de carreira' e 'o que a empresa tem para oferecer ao aluno do ITA'.

Em contrapartida, os 'alunos, professores de Eng. Aeroespacial e a reitoria do ITA', nas pessoas do pró-reitor de graduação do ITA (prof. Alberto Adade Filho), do coordenador do curso (prof. Ezio Castejon Garcia) e do representante de turma (Danilo José Franzim Miranda), tiveram ao todo 30 min para apresentar o novo curso do ITA, dando foco à formação do engenheiro aeroespacial e nos projetos e idéias existentes para o curso.

O Workshop foi de fato um evento de sucesso, agradando tanto as expectativas dos representantes das empresas quanto dos alunos e professores de aeroespacial e também dos alunos das demais engenharias que compareceram. Foram combinadas já algumas visitas às instalações das empresas participantes e marcados encontros e conversas para ajudar na excelência do curso de engenharia aeroespacial. Já se vislumbra a periodicidade desse evento e contando com mais empresas e, quem sabe, num formato diferente: com stands, mais tempo de apresentação para cada empresa, cooperação com outras universidades, abertura ao público em geral, dentre outros.


São José dos Campos, 12 de junho de 2010,


Danilo José Franzim Miranda

Representante de turma da Engenharia Aeroespacial – ITA


Cartaz do Evento

Comentários

  1. Muito grato, Duda.
    Estou à disposição também.

    ResponderExcluir
  2. Não há de que Danilo,

    Sucesso para vocês e obrigado.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário