IBAS Fecha Acordo para a Fabricação de Dois Satélites


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (15/04) no site da “Agência Brasil” destacando que os países que compõem o bloco IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) decidiram ontem (15/04) em reunião a fabricação em conjunto de dois satélites.

Duda Falcão

Brasil, Índia e África do Sul Fecham Acordo
para Fabricação de Satélites

Luciana Lima e Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil
Edição: Rivadavia Severo
15/04/2010 - 20:30


Brasília - A fabricação em conjunto de dois satélites foi decidida hoje (15) na reunião do IBAS, fórum de discussão que envolve os chefes de Estado e de governo do Brasil, da Índia e África do Sul, realizada em Brasília. Ainda não há detalhes sobre o preço e as características dos equipamentos nem quando serão implementados. No entanto, os três chefes de Estado se disseram animados com a possibilidade da construção dos satélites.

De acordo com o presidente Lula serão fabricados dois satélites, um para estudos climáticos e outro para observações da Terra. “Eles beneficiarão os países do IBAS e outras nações amigas, proporcionando mais ações em matéria de agricultura, transporte e telecomunicações. É o projeto símbolo da nova etapa da nossa parceria”.

A idéia também foi elogiada pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma. “A África do Sul está especialmente animada com a proposta de termos os satélites do IBAS. Vemos essa iniciativa como um fator que vai reforçar nossa cooperação em áreas como agricultura, energia, saúde, comércio e transportes”.

Além da fabricação dos satélites, disse Lula, foram assinados também acordos trilaterais para ampliar a cooperação em ciência tecnologia e inovação na área de energia solar. O encontro entre os três países serviu ainda para intensificar as articulações para retomada das discussões em torno da Rodada Doha.

Para Lula, essa é uma “tarefa inadiável” dos países em desenvolvimento. “[A retomada da Rodada Doha] nos ajudará a corrigir anomalias existentes no comércio internacional”.Os três presidentes fizeram questão de demonstrar sintonia em temas como a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e sobre necessidade de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Ao final da reunião, Lula entregou aos presidentes da África do Sul e Índia um exemplar do livro Relações de Gênero Sob uma Abordagem Feminista Sul-Sul, elaborado pela Secretaria Especial de Política para as Mulheres. "Esse livro é para o presidente Sing e para o presidente Zuma lerem na viagem de volta aos seus países e não esqueceram nunca mais o compromisso com as mulheres dos nossos países".

A próxima cúpula de chefes de estado do IBAS será realizada em outubro de 2011, na África do Sul.


Fonte: Site da Agência Brasil

Comentário: Essa notícia pega o blog agradavelmente de surpresa depois da frustração com a visita do presidente da China que era onde se esperava a assinatura de relevantes acordos na área espacial. No entanto, como não houve qualquer divulgação de prazos para a realização desses novos projetos de satélites e maiores informações sobre os mesmos, o blog antes de comemorar prefere aguardar para ver se isso não vai ficar só na intenção. A idéia de ter outro projeto de satélites a ser desenvolvido por um bloco emergente de países como o IBAS, é realmente muito interessante para todos componentes do bloco, além de servir como ponte para a realização de novos projetos na área espacial entre esses países.

Comentários