FTB Poderá Ser Exportado, Segundo o Coronel Rangel


Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada no jornal “O Estado do Maranhão” de hoje (28/04), destacando que segundo o coronel Ricardo Rangel, diretor do CLA, o Foguete de Treinamento Básico (FTB) poderá ser exportado após os testes de qualificação do mesmo.

Duda Falcão

Foguete Pode Ser Exportado
Após Testes, Garante Rangel

O Estado do Maranhão
28/04/2010


O diretor do CLA, coronel Ricardo Rangel, afirmou, durante a entrevista coletiva, que a partir da finalização dos testes de certificação do FTB, o Brasil poderá exportar este tipo de tecnologia. Ele explicou que, para a certificação de um veículo é necessário que já tenha alcançado um determinado número de vôos com sucesso, algo que o FTB está próximo de atingir.

“Todos os equipamentos têm sido testados durante a campanha e o resultado deste lançamento foi armazenado para certificação. Este foi o quinto lançamento com sucesso. Provavelmente, a partir do sexto, nós já podemos passar para a fase final de certificação”, disse.

Sítios - Para o Brasil, essa é a oportunidade de interagir ainda mais com outros países que dispõem de sítios de lançamento. “Nós já temos um produto nacional que pode ser exportado e utilizado para fase de testes em qualquer centro do mundo”, finalizou.

Ainda de acordo com o coronel Ricardo Rangel, as etapas de modernização de sistemas e obras da Torre Móvel de Integração (TMI) de onde deverá ser realizada mais uma operação de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), serão concluídas no mês de outubro. Ele revelou que a estrutura da TMI está bem adiantada, porém faltam algumas adequações. “De outubro a dezembro, estaremos testando a torre com uma versão do VLS no estilo maquete. Na verdade uma casca, com todos os meios de conexão, numa operação sem lançamento”, acrescentou.

Além dos preparativos para o lançamento do VLS, o ano de 2010 para o CLA também engloba outros projetos importantes, principalmente, os relacionados à consolidação da empresa bi-nacional Alcântara Cyclone Space (ACS). Ele afirmou que a ACS já recebeu, no início deste mês, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a licença ambiental para a instalação do sítio de lançamentos.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 06 - 28/04/2010

Comentário: Esta pequena matéria do jornal “O Estado do Maranhão” nos traz importantes esclarecimentos sobre o projeto do VLS, não resta dúvida, mas faz com que o blog se questione o porquê de se esperar um ano ou até mais (após os testes de dezembro da TMI com a maquete do VLS) para realizar o primeiro vôo tecnológico (XVT -01) que está previsto agora para 2012? Será que existe um grande receio do DCTA/IAE que algo possa sair errado ou o problema é de falta de recursos humanos e financeiros? Com a palavra o Comando da Aeronáutica. Outro ponto interessante da matéria é a possibilidade de exportação deste foguete FTB, pois se realmente existe mercado para este tipo de foguete no mundo o FTB será realmente uma opção interessante não só pelo seu baixo custo, mas também pela confiabilidade que vem apresentando.

Comentários