Ministro Sergio Rezende Visita Observatórios no Chile


Olá leitor!

Segue abaixo um artigo publicado no informativo “LNA em Dia” (núm. 11 de 23/02/2010) do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) destacando que o ministro Sergio Rezende realizou durante o carnaval visita oficial aos observatórios no Chile.

Duda Falcão

Ministro Sergio Rezende Visita Observatórios no Chile

Albert Bruch (*)

No atual contexto do planejamento da astronomia brasileira, promovido tanto pela Comissão Especial de Astronomia quanto pelo Instituto Nacional de C&T de Astrofísica, a semana do carnaval de 2010 poderá se tornar muito importante para determinar o rumo futuro.

Nesses dias, o Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende visitou varias instalações astronômicas de grande porte no Chile para se informar sobre o envolvimento atual do Brasil em empreendimentos importantes na área e sobre novas oportunidades. Já na abertura da Assembléia Geral da IAU no ano passado, o Ministro havia sinalizado a intenção do MCT em ampliar seu apoio a pesquisa astronômica brasileira. Impressionado com que viu no Chile, o Ministro renovou seu compromisso com um continuado e forte crescimento da astronomia brasileira.

Apos a Assembléia Geral da IAU, o Ministro aceitou um convite do Diretor Geral do ESO para conhecer o ALMA e o VLT, e um convite do Diretor do LNA para conhecer, na mesma ocasião, as instalações no Chile ao qual o Brasil já participa, a dizer o Gemini Sul e o SOAR. Desta forma, o Ministro teve a oportunidade de poder avaliar algumas das novas oportunidades para a astronomia brasileira na base de um conhecimento mais profundo da situação atual da astronomia ótica observacional no Brasil.

Com o Diretor do ESO no Chile, Massimo Tarenghi, como guia, o Ministro inicialmente visitou as instalações da base do ALMA, próximo a San Pedro de Atacama, aonde presenciou a montagem das antenas do Atacama Large Millimetric Array.

No dia seguinte ele se deslocou para Cerro Paranal, onde o Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, e o Diretor do VLT, Andreas Kauffer lhe aguardavam junto com o Diretor do LNA, convidado pelo Ministro para acompanhá-lo durante a visita, e a pesquisadora do IAG/USP Beatriz Barbuy. O Ministro gozou de uma apresentação exaustiva das instalações do VLT e VLTI e presenciou as observações cientificas no inicio da noite a partir da sala de controle.

Figura 1 - O Ministro visitando o VLT no Cerro
Paranal. Da esquerda para a direita: Andreas
Kauffer (Diretor do VLT), Albert Bruch (Diretor do
LNA), Beatriz Barbuy (IAG/USP), Ministro Sergio
Rezende, sua esposa Dona Adelia, Tim de Zeeuw
(Diretor Geral do ESO)

Figura 2 - O Diretor do VLT, Andreas Kauffer (direita)
explicando as instalações do VLT Interferômetro ao
Ministro Sergio Rezende e sua esposa.

Continuando sua viagem no próximo dia junto com o Diretor do LNA para La Serena, ele foi recebido pelo Diretor do SOAR, Steve Heathcote e pela Diretora Substitua do Gemini, Nancy Levenson que levaram o Ministro ao Cerro Pachon. O destaque durante a visita ao SOAR foi o espectrógrafo SIFS, recentemente concluído no LNA e em fase de comissionamento no SOAR. A visita ao telescópio Gemini Sul encerrou a parte “cientifica” da viagem do Ministro.

Figura 3 - O Diretor do SOAR, Steve Heathcote
(esquerda), o Ministro Sergio Rezende (centro) e o
Diretor do LNA, Albert Bruch (direita) na frente do
prédio do Telescópio SOAR

Entretanto, a parte política continuou no outro dia na ocasião de um almoço em sua honra na embaixada brasileira em Santiago, aonde o Ministro se encontrou, entre outros, com Gabriel Rodriguez Garcia-Huidobro, responsável, no antigo e no novo governo chileno, pela relação com os observatórios internacionais, com a Diretora Maria Tereza Ramirez do CONICYT, e com representantes de empresas brasileiras interessadas em participar na construção de um dos grandes telescópios do futuro. Ficou obvio que o governo chileno tem um grande interesse em um compromisso brasileiro em novos empreendimentos astronômicos no Chile.

Em numerosas conversas ao longo da viagem, o Ministro enfatizou a necessidade da continuada inserção da comunidade astronômica brasileira na comunidade internacional por meio da participação em grandes projetos científicos do futuro, como forma necessária para manter a reputação como agente respeitado e bem sucedido na astronomia mundial, conquistado nas ultimas décadas. O Ministro esta ciente de que isso implica em despesas significativamente mais altas em comparação aos custos de hoje para prover e manter a infra-estrutura para pesquisa astronômica, e esta disposto a disponibilizar os recursos necessários.
Cabe aos astrônomos definir suas prioridades e o rumo futuro. Com um bem elaborado plano para o desenvolvimento da astronomia brasileira em mãos, o MCT fará sua parte.

Essa clara sinalização política cria uma oportunidade inédita da qual os astrônomos brasileiros deverão tirar o Maximo de proveito!

Figura 4 - O Ministro Sergio Rezende inspecionando
o espectrógrafo SIFS (SOAR Integral Field Spectrograph)
recentemente terminado no LNA e em fase de
comissionamento no SOAR. A direita, a
Diretora Substitua do Gemini, Nancy Levenson.

Figura 5 - O Ministro Sergio Rezende (esquerda), o
Diretor do LNA, Albert Bruch (centro) e a Diretora
Substituta do Gemini, Nancy Levenson (direita) na
frente do telescópio Gemini Sul
.


* Albert Bruch é Diretor do LNA


Fonte: Informativo “LNA em Dia” do LNA - num. 11 - págs. 01 e 02 - 23/02/2010

Comentário: A importância da viagem do Ministro Sergio Rezende para conhecer as instalações dos observatórios no Chile que o Brasil tem envolvimento, não resta duvida de sua relevância. O blog sinceramente espera e torce para que as promessas feitas pelo ministro sejam realizadas, mesmo entendendo que estamos em ano de eleição. No entanto, sendo uma visita de cunho oficial o blog não entende qual foi à participação da esposa do ministro nesta viagem que justificasse a sua presença. Quem sabe a acessória do ministro se prontifica a explicar o motivo da presença de sua esposa na viagem ao Chile.

Comentários

  1. O Ministro aproveitou de uma viagem de FÉRIAS para visitar os observatórios. Isso justifica a participação da sua esposa nas visitas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário