Brasil e Alemanha Preparam-se para Lançar Foguetes


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (09/02) no site www.alemanja.org do “Centro Alemão de Informação”, destacando que o Brasil e a Alemanha se preparam para o lançamento de foguetes.

Duda Falcão

MARACATI II: Brasil e Alemanha
Preparam-se para Lançar Foguetes

Há pelo menos 40 anos os dois países realizam
missões aeroespaciais em parceria

Escrito por Mariana Santos
Ter, 09 de Fevereiro de 2010 - 09:38


Lançamento do foguete durante a
Operação Maracati I -
Fonte: Poder Aéreo

Depois de realizarem, em maio de 2009, uma missão aeroespacial considerada um sucesso, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft und Raumfahrt – DLR) planejam o lançamento de mais foguetes no Brasil em 2010. Será a Missão Maracati II, uma continuação da Maracati I, quando foi lançado o foguete Orion para treinamento das equipes do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

A parceria entre as instituições dos dois países não é de hoje. Começou há 40 anos, quando os governos assinaram um acordo de cooperação em pesquisas científicas e desenvolvimento de tecnologia. Desde então várias missões em conjunto foram realizadas, inclusive em outros países. A última foi no dia 29 de novembro, na Suécia, quando o foguete brasileiro VSB-30 V10 (Operação Texus 47) transportou carga útil europeia para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade.

Diferentemente dessas missões na Europa, a missão Maracati I, em solo brasileiro, foi feita com foguete de baixo custo, apenas para treinar pessoal e equipamento, sem cargas de interesse científico. Orçado em R$ 180 mil, o Orion foi produzido pelo DLR e cedido ao IAE para permitir que operadores do centro brasileiro de lançamentos pudessem ajustar os trabalhos e as equipes. Na Maracati II haverá o lançamento de outro VSB-30 brasileiro, precedido por outro Orion, cedido pelo DLR. O objetivo é verificar se os meios em solo estão funcionando perfeitamente antes colocar o VSB-30 no ar.

“Foguetes sofisticados, como o VSB-30 – equipado com carga útil de microgravidade – são caros, por isso é importante ter certeza de que o centro de lançamento esteja funcionando bem”, afirma Mauro Dolinsky, engenheiro do Departamento do Comando da Aeronáutica (DCTA), explicando a necessidade de lançamento do Orion antes do VSB-30. A Agência Espacial Brasileira (AEB) vai coordenar os trabalhos.


Fonte: Site http://www.alemanja.org/

Comentário: A Operação Maracati II já havia sido abordada aqui no blog (veja a nota CLBI Realiza Reunião para Definir Operação Maracati II), no entanto essa noticia esta bastante adiantada, já que segundo o que disse o Coronel Ricardo Rangel (Diretor do CLA) na matéria de hoje pela manhã do jornal “O Estado do Maranhão” (veja a matéria CLA Concluirá Ainda Este Ano a TMI) essa missão só ocorrerá em setembro.

Comentários