UnB Orficializa Acordo com Universidade Ucraniana


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia 11/12 no site da “Universidade de Brasília (UnB)” destacando que a UnB e a Universidade Nacional da Ucrânia Dnipropetrovsk (DNU) oficializarão nesta terça-feira (15/12) um acordo para intercâmbio na área de estudos espaciais.

Duda Falcão

Estudos Espaciais Vão Unir UnB e Instituição Ucraniana

Acordo será firmado durante workshop que acontecerá a partir desta segunda-feira, 14 de dezembro, na Faculdade de Tecnologia

Daiane Souza
Da Secretaria de Comunicação da UnB - 11/012/2009

A Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Nacional da Ucrânia Dnipropetrovsk (DNU) oficializarão na terça-feira, 15 de dezembro, acordo para intercâmbio na área de estudos espaciais. A assinatura fará parte do 1º Brazilian-Ukrainian Workshop on Aerospace Science and Technology, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de dezembro no Auditório da Faculdade de Tecnologia.

No workshop, as instituições trocarão conhecimentos e se atualizarão sobre as tendências e tecnologias de foguetes lançadores e satélites. Já a parceria tem por objetivos a inserção da UnB no Programa Espacial Brasileiro e a troca de conhecimento já adquirido com pesquisas. Com o acordo, será criado um novo programa de pós-graduação – mestrado e doutorado – na área espacial.

Segundo o professor José Leonardo Ferreira, do Instituto de Física, a idéia é criar também um curso de graduação na área no campus do Gama, que seria referência para o Programa Espacial Brasileiro. “A UnB será um dos atores mais importantes nesta área”, afirma. Os cursos unirão a experiência da instituição ucraniana no desenvolvimento de foguetes às novidades em propulsão espacial já estudadas pela UnB.

Dois importantes projetos na área espacial já vêm sendo desenvolvidos na UnB: criação de foguetes com tecnologia de propulsão híbrida – que permite maior controle da combustão – e estudos de propulsão a plasma – tecnologia para controlar a órbita de satélites. O Brasil nunca colocou um satélite com propulsão a plasma, embora desenvolva a tecnologia desde 1985. A técnica é importante porque pode ser utilizada em viagens espaciais de longa distância.

A UnB e a instituição ucraniana já mantêm parcerias na área espacial há quatro anos. As duas nações criaram, em 2006, a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (chamada de ACS, sediada em Brasília) que será responsável por coordenar, a partir de 2010, os lançamentos da base de Alcântara, no Maranhão. Carlos Alberto Gurgel, professor do Departamento de Engenharia Mecânica, a UnB já estuda a realização de experimentos com a empresa.

Confira a programação do evento no site www.lara.unb.br/buw2009


Fonte: Site da Universidade de Brasília (UnB)

Comentário: Muito boa notícia essa para o Programa Espacial Brasileiro. Com isso o país ganha mais um local onde serão preparados os pesquisadores que o programa necessita. Além disso, vários projetos de interesse do PEB certamente surgirão dentro desse importante acordo entre essas instituições. Sinceramente espero que a falta de visão e a incompetência governamental não venham se tornar um empecilho para o desenvolvimento desse acordo, o que comprometeria assim a sua realização.

Comentários