Roberto Amaral Participa de Audiência na Câmara Federal


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (13/10) no site da Alcântara Cyclone Space (ACS) que o diretor-geral da empresa participou na tarde de terça-feira (06/10) de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Duda Falcão

Diretor-Geral da ACS Participa de Audiência na Câmara dos Deputados

O diretor-geral brasileiro da Alcântara Cyclone Space, Roberto Amaral, participou, na tarde de terça-feira (6), de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Durante mais de duas horas, ele ministrou palestra sobre o projeto Cyclone-4 e o Programa Espacial Brasileiro.

Amaral falou aos parlamentares sobre o status do projeto da ACS, com destaque para as negociações comerciais que a ACS já vem fazendo, principalmente com Argentina, Venezuela, Colômbia e Estados Unidos. "O mercado mundial de lançamentos de satélites movimenta cerca de US$ 6 bilhões por ano", estimou o diretor-geral brasileiro.

Ele também falou sobre a excelente relação que a empresa binacional mantém com as comunidades quilombolas, a sociedade civil e o Poder Público de Alcântara. "Os quilombolas não são responsáveis pelo atraso que nossa empresa sofreu. Eles são nossos parceiros, nossos vizinhos." O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), que já advogou para os quilombolas de Alcântara, saiu em defesa de Amaral e da ACS. "Quero parabenizá-los pela boa relação que construíram com os quilombolas. Esse projeto só irá para a frente se todos estiverem unidos", frisou.

O diretor-geral brasileiro aproveitou a presença na Câmara dos Deputados para pedir ao Congresso Nacional que apóie com maior veemência o projeto Cyclone-4. "Não haverá projeto estratégico neste País se o Congresso não apoiar. Nós precisamos que vocês discutam o projeto, abracem a causa e briguem por recursos para um setor prioritário para o Brasil", defendeu Amaral.


Fonte: Site da Alcântara Cyclone Space (ACS)

Comentário: Sinceramente não acho que o senhor Roberto Amaral seja a pessoa indicada para falar sobre o PEB. Ele pode falar sim e de forma não convincente sobre a até agora mal gerenciada empresa bi-nacional Alcântara Cyclone Space, que é o apêndice comercial do PEB e não o seu carro chefe. Quem deveria falar pelo PEB é o presidente da AEB, o senhor Carlos Ganem ou representantes do CTA/IAE e do INPE, que são os verdadeiros condutores desse tão importante programa estratégico brasileiro. Hoje a noite a partir das 21:30 o senhor Roberto Amaral participará de um debate sobre o PEB no programa “Expressão Nacional” da TV Câmara. Esse debate contará também com a participação dos deputados federais Ribamar Alves (PSB-MA), Domingos Dutra (PT-MA) e do engenheiro José Nivaldo Hinckel do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No entanto, estranho a não participação de um representante do CTA/IAE nesse debate, já que esta instituição é a responsável pelo verdadeiro programa de veículos lançadores de satélites do país.

Comentários