Projeto Brasil-França Beneficia o Gabão


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada na revista Pesquisa FAPESP hoje (Edição n° 164 - Outubro de 2009) destacando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) acertaram numa reunião em Brasília os detalhes do projeto Brasil-França em favor do Gabão.

Duda Falcão

Estratégias

Olhos Sobre a África

Edição Impressa n° 164 - Outubro 2009

© Laura Beatriz

Agência FAPESP - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) acertaram numa reunião em Brasília os detalhes do projeto Brasil-França em favor do Gabão – O Espaço a Serviço do Manejo Sustentável das Florestas. A parceria prevê a instalação de uma antena de recepção de dados de satélites no Gabão, financiada pela França, que será utilizada para o monitoramento de florestas. A iniciativa faz parte do programa CBERS for África, que disponibilizou aos países africanos as imagens dos satélites de sensoriamento remoto CBERS, lançados pelo Brasil e pela China. As imagens geradas pelo satélite CBERS-2B poderão em breve ser recebidas por estações nas Ilhas Canárias, África do Sul e Egito. Com a entrada em operação da estação do Gabão, que receberá dados também de outros satélites, a cobertura do continente ficará completa e permitirá à África monitorar o desmatamento, desastres naturais, ameaças à produção agrícola e riscos à saúde pública. O INPE pretende cooperar com países interessados em implementar sistemas de monitoramento de alteração de sua cobertura florestal. A intenção é transferir tecnologias para processamento das imagens e manipulação de bancos de dados.


Fonte: Revista Pesquisa FAPESP n°164 - Outubro 2009

Comentário: Mais um dos benefícios gerados pelo programa sino-brasileiro CBERS e um claro reconhecimento internacional pelo mesmo. Parabéns ao INPE e sucesso com esse acordo com os franceses.

Comentários