Instituto Mauá de Tecnologia Realiza Ciclo de Palestras


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/10) no site da Agência FAPESP que o destacando que o Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP), promoverá no dia 17 de outubro o ciclo de palestras “Dia da Astronomia”.

Duda Falcão

Dia da Astronomia

14/10/2009

Dia 17/10/2009
Faltam 3 dias para o início do evento. Duração: 1 dia


Agência FAPESP - O Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP), promoverá, no dia 17 de outubro, o ciclo de palestras “Dia da Astronomia”.

“O Universo: do Big Bang à misteriosa energia escura” será o tema abordado por Oswaldo Duarte Miranda, pesquisador associado da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A palestra “Exoplanetas: uma nova e interessante realidade em termos da existência de vida fora da Terra” será apresentada por Eduardo Janot Pacheco, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).

O tema “Programa Espacial Brasileiro: realizações e desafios” será abordado por Thyrso Villela Neto, pesquisador titular do Inpe e diretor de Satélites Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira. “Os satélites científicos CoRoT e Plato” será o tema da palestra de Fábio de Oliveira Fialho, pesquisador do Departamento de Telecomunicações e Controle da Escola Politécnica da USP.

“Partindo em busca de vida fora da Terra” será o tema abordado por Claudia Lage, professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e coordenadora de projetos no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

Mais informações: www.maua.br


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentário: Interessante ciclo de palestras sobre o PEB e diversos outros assuntos relacionados com a Astronomia que se pudesse participaria com a minha presença. Parabenizo ao Instituto Mauá de Tecnologia de São Caetano do Sul pela iniciativa e torço para que eventos como esse sejam cada vez mais freqüentes por todo país.

Comentários