Empresa Espanhola Conquista Contrato do SISCOMIS


Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada hoje 01/10 no site da revista Tecnologia & Defesa informando que a companhia espanhola Indra conquistou junto ao Ministério da Defesa brasileiro o contrato de fornecimento de equipamentos para o Sistema de Comunicações Militares via Satélite (SISCOMIS).

Duda Falcão

Indra Fecha Contrato para o SISCOMIS Brasileiro

Qui, 01 de Outubro de 2009 14:49

A companhia espanhola Indra anunciou hoje ter conquistado um importante contrato junto ao Ministério da Defesa brasileiro para o fornecimento de terminais terrestres do Sistema de Comunicações Militares via Satélite (SISCOMIS).

Além do fornecimento de terminais terrestres, a Indra também implementará uma estação no navio-aeródromo A-12 São Paulo, da Marinha do Brasil, o que permitirá comunicações por voz e data-link a uma velocidade de 512 Kbps em banda SHF. Segundo informou a companhia, esta solução é similar à fornecida para fragatas e navios de outras marinhas. A confiabilidade da estação de comunicação a ser instalada no A-12 já foi demonstrada no navio Ary Rongel, usado para missões ao continente antártico.

Em relação aos terminais terrestres, serão fornecidos diferentes modelos, especificamente terminais táticos com capacidade de transmissão de dados a uma velocidade de 2 Mbps, sistemas pessoais que podem ser facilmente transportados e operados, além de terminais portáteis que podem ser operados a bordo de veículos.

A Indra tem trabalhado com o Ministério da Defesa brasileiro desde 2006 no desenvolvimento da rede de comunicações militares via satélite do país. O segmento espacial do SISCOMIS está baseado em satélites da família Brasilsat, e também no Star One C1 e C2, lançados há alguns anos e operados pela Star One, subsidiária da Embratel.


Fonte: Site da Revista Tecnologia & Defesa

Comentário: É o Ministério da Defesa se preparando para prestar um melhor serviço à sociedade brasileira. No entanto, a meu ver fica a pergunta: Não deveria esse contrato envolver a transferência de tecnologia para empresas brasileiras? Pelo que pude entender parece que dessa vez o MD não pensa dessa forma.

Comentários

  1. Não terá transferência e ainda é área estratégica, já que é relativo a área militar.
    Todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ricardo, foi isso que eu achei estranho com esse contrato, já que o MD tem seguido uma linha de exigência de transferência tecnológica para compra ou parceria nessa área. Mas parece que nesse caso não foi assim.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário