CLBI Vai Lançar Dois Foguetes FTB da Avibrás


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (20/10) no site do jornal "Tribuna do Norte" de Natal (RN) informando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançará hoje e amanhã (21/10) a "Operação FogTrein II", com o lançamento de dois foguetes de modelo FTB (Foguete Treinamento Básico).

Duda Falcão

CLBI Vai Lançar Hoje Dois Foguetes de Treinamento

20 de Outubro de 2009 às 00:00

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realiza hoje e amanhã (21) a Operação FogTrein II, com o lançamento de dois foguetes de modelo FTB (Foguete de Treinamento Básico). O objetivo é desenvolver e certificar foguetes instrumentados para treinamento do CLBI e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Os FTB´s são de fabricação brasileira e custam R$60 mil cada.

Emanuel Amaral
Objetivo é certificar foguetes instrumentados para
treinamento do CLBI e do Centro de Alcântara

Eles atingem a velocidade de 4 mil quilômetros por hora, quase quatro vezes a velocidade do som (1,2 mil km/h). Desenvolvidos pela AVIBRÁS, que dará apoio ao evento juntamente com a Agência Espacial Brasileira algumas etapas antecederam a execução da missão. De acordo com o engenheiro da Aeronáutica que coordena a Operação, Dolvim Dantas, primeiro é realizado um “Ensaio Geral”, quando se coletam os tempos envolvidos em cada etapa de preparação.

Depois foi feita uma cronologia simulada, com os tempos obtidos no ensaio geral. No local do lançamento só poderão ficar quatro pessoas, número que pode ser atendido pela equipe médica em caso de acidente. Mas os lançamentos, que estão previstos para as 17 horas, poderão ser vistos no céu em Natal e Parnamirim.

Os lançamentos são também uma manutenção da capacidade operacional dos Centros de Lançamentos para o cumprimento das atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Serão ainda uma prévia de um grande evento de lançamentos previstos para maio de 2010.

“Por enquanto ainda não podemos dar detalhes porque não sabemos se ocorrerá na CLBI ou CLA, mas serão mais de 100 técnicos e engenheiros daqui e de fora, envolvidos”, adiantou Dolvim Dantas. O modelo já teve mais de 200 mil unidades lançadas no mundo e para ser lançado depende de um vento de até 36 Km/h.

Foguete

O FTB é um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05 m de comprimento e 67,8 kg. O motor propulsor é composto de combustível sólido e tem apenas uma fase de queima de 4 segundos, alcançando mais de 30 km de altura e caindo em alto mar a mais de 16 km da costa.

Nesse vôo, os Foguetes Básicos de Treinamento estarão preparados para disponibilizar 5kg de carga útil para experimentos tecnológicos, além de instrumentos para acompanhamento das estações de telemedidas. Depois que caem no mar os projéteis viram arrecifes artificiais, moradia dos peixes, sem causar prejuízos ao meio ambiente.


Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte de Natal

Comentário: Mais uma operação com esses foguetes desenvolvidos pela AVIBRÁS e agora realizada do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Pela primeira vez a mídia divulga uma foto mais esclarecedora desse foguete o que é muito bom. Segundo informações colhidas por mim a AVIBRÁS estaria desenvolvendo mais dois modelos desses foguetes de treinamento que serão testados nos próximos anos. Seriam eles o FTI (Foguete de Treinamento Intermediário) e o FTA (Foguete de Treinamento Avançado) que certamente serão maiores que o FTB e também movidos a propulsão sólida. Fica claro que a AEB/IAE estão procurando soluções mais baratas para que possam manter suas equipes de preparação e lançamento de foguetes tanto no CLA, quanto no CLBI, bem preparadas para as missões de lançamentos previstas para o PEB nos próximos anos. Existe também uma outra iniciativa para baratear custos sendo conduzida pelo “Programa Uniespaço” da AEB, que vem investindo num projeto de foguete da Universidade de Brasília (UnB) movido a propulsão híbrida (sólida e líquida) conhecido como Santos Dumont-2 (SD-2), tecnologia essa inédita no país. No entanto, esse foguete é ainda um protótipo em desenvolvimento e tem como objetivo alcançar somente 6 km de altitude. A expectativa da equipe da UnB em quatro anos é desenvolver o foguete SD-100, esse sim um verdadeiro foguete de sondagem que visa atingir até 100 km de altitude. Qual será esse grande evento de lançamentos que está previsto para maio de 2010 segundo a notícia? Será uma dessas campanhas de lançamento com foguetes da NASA? Não sei, teremos de aguardar mais detalhes.

Comentários