EMBRACE - I Workshop Sobre Programa de Clima Espacial


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje dia (28/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informado que o I Workshop de Clima Espacial (EMBRACE) ocorrerá no instituto no período compreendido entre os dias 01 e 3/10.

Duda Falcão

INPE realiza I Workshop de Clima Espacial

28/09/2009

Começa nesta quinta-feira (01/10), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o I Workshop sobre o Programa de Clima Espacial – EMBRACE. O evento termina no sábado (03/10).

O objetivo do workshop é debater as experiências internacionais de outros centros de previsão do clima espacial e apresentar as especificidades do programa brasileiro e sua relevância para o monitoramento de fenômenos de cintilação ionosférica na região sub equatorial e da região da anomalia geomagnética do Atlântico Sul, e sua liderança como centro de previsão na América do Sul.

Foram convidados pesquisadores de outros países onde já existe operacionalização de serviços de monitoramento e previsão de eventos associados ao Clima Espacial para discutir os rumos tomados e os próximos passos a serem empreendidos pelo EMBRACE.

Confira o programa completo

EMBRACE

O EMBRACE (Estudo e Monitoramento BRAsileiro do Clima Espacial), em desenvolvimento no INPE, tem como objetivo operacionalizar um serviço de monitoramento e previsão de eventos relacionados com o Clima Espacial, que afetam diversos sistemas tecnológicos instalados no planeta, tanto no espaço quanto na superfície terrestre, interferindo na vida cotidiana.

Dentre os eventos mais evidentes estão a distribuição de energia elétrica por linhas de transmissão; a distribuição de gás por gasodutos e de petróleo por oleodutos; as telecomunicações por satélite; os satélites de observação da terra para estudos de meio ambiente e os satélites instalados no espaço para observação do sol e do espaço profundo; o sistema de localização por GPS usados nos sistemas de navegação marítima, aérea e terrestre e a proteção da vida de radiações ionizantes.

O EMBRACE teve início em 2008 e desde então integra uma rede internacional de alerta de clima espacial – ISES. O programa do INPE é singular em relação às demais iniciativas do mundo por ter um foco voltado para região subequatorial, que inclui a Anomalia Geomagnética do Atlântico Sul.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Mais um evento do INPE de importância significativa onde se discutirá o clima espacial. Em 2001, os russos propuseram um projeto de cooperação com o Brasil para o lançamento da primeira sonda brasileira de espaço profundo que ficaria conhecido posteriormente como satélite MCE (Monitor de Clima Espacial), mais que infelizmente por alguma razão não foi à frente. Em 29/12/2001 o Jornal Folha de São Paulo publicava a matéria Brasil pode ter primeira sonda espacial sobre esse projeto que o leitor pode conferir aqui. Será que durante esse workshop essa proposta será reavaliada? Não sei, vamos aguardar.

Comentários