39º Aniversário do INPE de Cachoeira Paulista


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje 18/09 no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando as atividades comemorativas que serão realizadas no período de 28 de setembro a 2 de outubro pelo 39º aniversário do INPE de Cachoeira Paulista.

Duda Falcão

Aniversário do INPE de Cachoeira Paulista

18/09/2009

No período de 28 de setembro a 2 de outubro, o INPE de Cachoeira Paulista terá uma série de atividades para comemorar seu 39º aniversário.

A programação inicia na segunda-feira (28) com a palestra “Planeta Terra: a mudança de um clima”, aberta a alunos da rede de ensino fundamental e médio de Cachoeira Paulista, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e despertar o interesse pela carreira científica.

Na terça-feira (29), das 8h30 às 10h, haverá uma caminhada ecológica, acompanhada de profissional de Educação Física.

A cerimônia de entrega de medalhas aos colaboradores que, em 2009, completam 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de trabalho no Instituto, e também aos servidores aposentados em 2008, acontecerá na quarta-feira (30), às 9h30, no auditório do CPTEC.

Também no dia 30, no período da tarde, acontecerá a inauguração do Laboratório de Captura de CO2 da Rede de Mudanças Climáticas e da Estação de Sensoriamento Remoto Marinho, projetos viabilizados por meio de parceria com o Cenpes/Petrobras.

O evento religioso será na quinta-feira. E a programação se encerra na sexta-feira (2), com o almoço para os servidores, terceirizados, bolsistas, estagiários e aposentados do INPE de Cachoeira Paulista.

O dia 28 de setembro foi instituído como o aniversário do INPE de Cachoeira Paulista em alusão à data em que foi efetivada pelo Estado de São Paulo a doação de uma área de 10,5 Km² a então Comissão Nacional de Atividades Espaciais, órgão precursor do Instituto.

Atualmente, trabalham na Unidade Regional de Cachoeira Paulista aproximadamente 230 servidores públicos e 530 colaboradores, entre funcionários terceirizados, estagiários, bolsistas, estudantes de pós-graduação e pesquisadores visitantes. O campus abriga a Administração, a Divisão de Geração de Imagens (DGI), a Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), o Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LCP) e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Clique aqui e confira a programação completa


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Foi no INPE de Cachoeira Paulista, exatamente no Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LCP) nos anos 80, que se iniciaram as pesquisas de propulsão líquida no Brasil. É lá também que fica localizado o famoso Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) que é um dos mais modernos do mundo. Parabéns ao INPE de Cachoeira Paulista pelo seu 39º aniversário de fundação e pelo grande sucesso alcançado nesse período.

Comentários