MECTRON Desenvolve o Computador de Bordo da PMM


Olá leitor

Continuando na busca pela informação, venho agora falar sobre o desenvolvimento pela empresa brasileira MECTRON Engenharia de uma outra peça importante para o Programa Espacial Brasileiro, ainda na área de satélites. Trata-se do "Computador de Bordo para Uso em Satélites". Esse projeto de desenvolvimento foi aprovado pelo Programa de Subvenção Econômica à Inovação 1/2006 da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Prédio Sede da MECTRON Engenharia
AV. Brigadeiro Faria Lima, 1399 - Parque Flamboyant
CEP 12227-000 - São José dos Campos - SP

O projeto foi iniciado 15/02/2007 com prazo de finalização em 15/08/2008 (o computador de bordo já deve ter sido entregue ao INPE) sendo que o contrato do mesmo foi assinado no valor de R$ 3.954.378,90.

Esse projeto consiste no desenvolvimento de um protótipo do computador de bordo para compor o Sistema de Controle de Atitude (ACDH - Attitude Control and Data Handling) para a Plataforma Multi-Missão (PMM).

A PMM está sendo desenvolvida por um consórcio de empresas onde a MECTRON é a responsável pelo Subsistema de Suprimento de Energia (PSS - Power Supply Subsystem) e pelo Subsistema de Telemetria e Telecomando (TT&C), a CENIC é a responsável pela Estrutura e a FIBRAFORTE é a responsável pelo Subsistema de Propulsão.

Duda Falcão


Fonte: Fundação de Estudos e Projetos (FINEP)

Comentário: Esse projeto foi concluído ano passado e agora aguarda a conclusão de outras peças, equipamentos e subsistemas visando à fabricação da Plataforma Multi-Missão (PMM), plataforma essencial para a conclusão do satélite brasileiro Amazônia 1, onde a mesma será integrada. Esse é sem dúvida mais um importante passo para o Programa Espacial Brasileiro.

Comentários