Equatorial Sistemas Desenvolve Imageador Óptico Orbital


Olá leitor

Continuando na busca pela informação, venho agora falar sobre o desenvolvimento pela empresa brasileira Equatorial Sistemas de uma peça importante para o Programa Espacial Brasileiro, agora na área de satélites. Trata-se do "Imageador Óptico Orbital Avançado para a Amazônia". Esse projeto de desenvolvimento foi aprovado pelo Programa de Subvenção Econômica à Inovação 1/2006 da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

O projeto foi iniciado 26/02/2007 com prazo de finalização em 26/09/2009 sendo que o contrato do mesmo foi assinado no valor de R$ 3.954.594,00.

O objetivo geral do projeto é desenvolver a capacidade de produzir no país, imageadores ópticos orbitais para o monitoramento amplo da superfície terrestre, a partir de satélites artificiais em órbitas baixas (LEO - Low Earth Orbit).

Após uma fase de desenvolvimento e de qualificação, todos os processos e procedimentos para a fabricação de modelo de vôo (MV) que visa equipar a Plataforma Multi-Missão (PMM), um programa da Agência Espacial Brasileira (AEB), ora em desenvolvimento sob a coordenação do INPE, estarão dominados.

O produto final se constituirá no imageador padrão qualificado para observação operacional da Região Amazônica e equipará os futuros satélites brasileiros e mesmo estrangeiros.

Duda Falcão


Fonte: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Comentário: Esse projeto é um outro grande gol que será alcançado em setembro desse ano pelo PEB e pela Equatorial Sistemas, agora na área de satélites. Mesmo com todos os problemas que o programa espacial do Brasil enfrenta atualmente, o mesmo avança com o apoio da indústria, de universidades e de centro de pesquisas espalhados pelo país. Imagine só se houvesse uma melhor condução do mesmo por parte das pessoas e dos órgãos que o comandam. Durante esse mês de agosto, estarei falando mais sobre outros projetos contratados por esses órgãos junto a Indústria Aeroespacial Brasileira, aguardem.

Comentários