AEB encerra sua Participação em Evento da IAU


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje 11/08 no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando o encerramento da participação da agencia no evento da 27ª Assembléia Geral da União Internacional dos Astrônomos (IAU) que estava ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro.

Duda Falcão

AEB Encerra Participação na IAU

Coordenação de Comunicação Social - AEB
11/08/2009


O estande da Agência Espacial Brasileira (AEB) foi um dos que registraram maior movimentação na 27ª Assembléia Geral da União Internacional dos Astrônomos (IAU), que ocorreu no Rio de Janeiro, com o tema “Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela”. Quem passou por lá, até o último dia 8, viu , em um espaço de 50 metros quadrados, maquetes do Veículo Lançador de Satélites (VLS), do foguete VSB-30, do Satélite de Coleta de Dados (SCD).

Outras atrações foram a réplica da roupa usada pelo astronauta Marcos Pontes no espaço, uma exposição alusiva aos 40 anos da chegada do homem à Lua e o Jaci – robô que demonstra a dificuldade do controle de uma sonda no espaço.

Computadores também permitiram que as crianças explorassem os CDs explicativos desenvolvidos pelo programa AEB Escola. A tenda branca de 45 metros quadrados, montada na Cinelândia, reuniu 16 instituições com o intuito de popularizar a ciência e a astronomia. “A idéia era trazer o céu para a Terra”, disse o representante brasileiro da União Astronômica Internacional no Brasil para o Ano Internacional da Astronomia, Augusto Daminele, “ levando a ciência até o povo. Quem visitou a exposição, saiu daqui em busca de mais informações, aumentando, assim, o campo de conhecimento”, afirmou.

Durante os quatro dias de realização do evento, em média, 80 pessoas entravam na tenda a cada 10 minutos. De acordo com Izaias Cabral, idealizador do Jaci, o evento cumpriu bem a proposta principal que era aproximar o público da ciência. “Conversei sobre astronomia e robótica com cientistas, curiosos e diversas pessoas”, disse.

Cabral lembrou que a pergunta mais comum sobre o robô é se ele realmente vai à Lua. “Sempre explico que o Jaci é um protótipo construído com o objetivo de despertar o interesse das pessoas pela ciência e quem sabe fazer com que sejam cientistas”, resumiu.

Programação - Durante o “Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela”, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promoveu, por meio de sessões de seu planetário móvel inflável, uma viagem ao espaço. A Fundação Planetário apresentou em seu estande um telescópio para observação do Sol e proporcionou ao público uma visita online ao Museu do Universo, do Planetário da Gávea.

Representantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba), desenvolveram atividades práticas - como a montagem de quebra-cabeças e dominós - com as crianças e distribuíram material didático para os professores. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentou, por meio de cartazes, as atividades desenvolvidas na área de Astrofísica.

Estiveram presentes ainda o Observatório Nacional; a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro- CECIERJ, o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o Clube de Astronomia do Rio de Janeiro


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Maravilha, nota-se que quem saiu ganhando com esse sucesso não foi só a AEB e as instituições científicas envolvidas no evento, mas principalmente a sociedade brasileira. Parabéns a todos que participaram da primeira assembléia da IAU realizada no Brasil e do evento “Astronomia na Cinelândia: o público é a estrela”. Sinceramente lamento muito não ter participado do evento como gostaria, mas nem sempre se pode fazer o quer, infelizmente.

Comentários