AEB Escola Realiza Palestra para Crianças


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota que saiu hoje 15/07 no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) sobre uma palestra com o tema “As Ciências Espaciais no Ano Internacional da Astronomia” ministrada pelo professor José Leonardo Ferreira no evento que fez parte das atividades do programa AEB Escola na SBPC Jovem.

Duda Falcão

Crianças Assistem Palestra
Sobre as Ciências Espaciais no
Ano Internacional da Astronomia

Coordenação Comunicação Social/ AEB
15-07-2009


Alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Francelina de Assis Dantes assistiram, na manhã do dia 15 de julho, palestra com o tema “As Ciências Espaciais no Ano Internacional da Astronomia”. Ministrada pelo professor José Leonardo Ferreira, o evento fez parte das atividades do programa AEB Escola na SBPC Jovem.

Na palestra, os estudantes conheceram um pouco sobre a contribuição das Ciências Espaciais para o desenvolvimento da Astronomia moderna. Segundo Leonardo, “a Astronomia é a mais antiga das ciências com pelo menos 25 mil anos de existência”. O professor contou um pouco da história da ciência e explicou como as ondas eletromagnéticas e as camadas da atmosfera estão relacionadas à ciência espacial. Falou, ainda, sobre satélites, planetas e Sistema Solar, sobre as luas e o Sol.

Os estudantes se interessaram muito pelo tema e várias perguntas surgiram durante a palestra. “Gostei muito. Com ela, pude aprender sobe nosso planeta e novas descobertas nessa área. Ainda não havia estudado isso na escola”, diz Ana Caroline de Lima, 12 anos.

Além de professor do Instituto de Física na UnB, Leonardo é coordenador do programa AEB Escola. Ele acredita que é importante participar de eventos como a SBPC para difundir a educação. “Esse evento também demonstra a importância do Ano Internacional da Astronomia e dos 400 anos da invenção do telescópio por Galileu”, completa o professor.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Fico muito satisfeito quando vejo iniciativas como essa, pois as mesmas significam nada mais nada menos à garantia de um futuro mais promissor ao Programa Espacial Brasileiro. São em eventos como esses que os jovens são estimulados a conviverem com a ciência e tecnologia, garantindo assim que no futuro tenhamos os profissionais preparados que o PEB e a sociedade brasileira necessitarão. Sucesso ao Programa AEB Escola e torço pela sua ampliação para os quatros cantos do país.

Comentários